10 IDEIAS CRIATIVAS PARA EVITAR REAJUSTES EM CONDOMÍNIOS?

16 de março de 2017

bigstock--166565033

Moradores e síndicos sempre se preocupam com os aumentos das taxas de condomínio que podem acontecer nos reajustes anuais. Um dos principais fatores que contribuem para o aumento são as convenções coletivas dos trabalhadores que, por exemplo, chegou a selar um reajuste de 9.15% para trabalhadores de condomínios em São Paulo.  Além disso, temos o aumento do custo de eletricidade e saneamento básico que impactam na elevação das taxas condominiais.

A diminuição do impacto dessa variação de custos pode ser conseguida com algumas ações inteligentes que podem até reduzir o valor do condomínio.

Veja 10 ideias criativas para proporcionar economia e evitar reajustes:

Instalar sensores de presença

Áreas comuns, como halls de elevadores, banheiros e corredores, podem ter as luzes funcionando somente quando alguém estiver presente. Incentivar moradores a fazer a instalação em suas casas e apartamentos vai ampliar a economia, que pode chegar a 75%.

Chamada Inteligente nos elevadores

Instalar um sistema de chamada inteligente nos elevadores, que registra as chamadas apenas para o elevador mais próximo do andar solicitante, pode reduzir a energia gasta com esse equipamento em até 40%, já que o número de chamadas duplicadas também diminui.

Reorganizar iluminação de garagens

Para  economizar ainda mais nos gastos de eletricidade, alterne luminárias entre ligadas e desligadas. Procure iluminar apenas as áreas de circulação, reduzindo a iluminação nas vagas.

Reusar água

A água que sai de lavadoras, pias e ralos pode ser reutilizada para limpeza de pátios e irrigação de jardins. Apesar de precisar de investimento no equipamento para tratamento, seu custo é diluído na redução da conta.

Captar água de chuva

A instalação de cisternas pode reduzir a conta de água em até 50%. Além disso, pode ser uma ajuda em tempos de crise hídrica.

Alugar terraço para antena

Dependendo da sua localização, é possível alugar o topo do prédio para instalação de antenas de comunicação. É uma renda extra que pode amenizar o impacto de reajustes e proporcionar acúmulo de caixa para benfeitorias no condomínio.

Lâmpadas LED

Promova a troca inteligente das lâmpadas compactas ou fluorescente pelas lâmpadas LED. Determine um valor mínimo mensal para a aquisição da nova iluminação que não traga problemas ao seu orçamento mensal. Em pouco tempo modernizará a iluminação de seu condomínio, sem a necessidade de rateios extraordinários e com grande economia financeira na conta de energia.

Fazer manutenção preventiva

O cuidado com os equipamentos do condomínio é um dos fatores que mais contribuem para evitar reajustes desnecessários. Mantenha uma agenda regular para vistorias.

Terceirizar

Gastos com funcionários são dos maiores custos de um condomínio. Hoje existem empresas sérias que terceirizam pessoal e serviços, como portarias remotas, que geram ainda mais economia.

Administração de Condomínios Moderna

Procure trabalhar com empresas de administração condominial de ponta, que tenham em seu DNA a cultura de comunicação digital, economizando substancialmente com correio, cópias, logística e custos indiretos ligados a processos de impressão e postagem. A comunicação digital, além de menor custo, aumenta a qualidade na comunicação, facilita a organização, armazena as informações e agrega valor real ao empreendimento.