ASSEMBLEIA CONDOMINIAL: POR QUE É IMPORTANTE PARTICIPAR?

21 de dezembro de 2016

assembleia

Presença dos moradores é fundamental para a definição de assuntos relacionados à vida em condomínio

 

Uma das questões mais difíceis para o síndico, na relação com os moradores, é conseguir despertar o interesse de participação nas assembleias condominiais. Embora os assuntos pautados sejam de interesse comum e necessitem de votação para as devidas providências, nem sempre todos os condôminos participam.

 

“A assembleia é o espaço no qual os moradores podem exercer seu direito à democracia, expressar suas opiniões sobre a vida em condomínio e de como ele está sendo gerido pela administração. Muitos moradores, infelizmente, por falta de curiosidade ou simplesmente por não quererem participar, desconhecem as possíveis mudanças que irão afetar o condomínio, já que não estavam presentes quando foram debatidas”, constata o diretor da Divisão Administração de Condomínios da Graiche, José Roberto Jordão.

 

A convocação das assembleias deve ser feita pelo síndico, na forma prevista em convenção ou, ainda por, no mínimo, ¼ dos condôminos. Existem dois tipos: a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Para a convocação de ambas, deve ser feito edital constando data, horário, local da reunião, ordem do dia e resumo da matéria a ser deliberada.

 

O síndico deve convocar, pelo menos, uma assembleia ao ano, que é a AGO, normalmente usada para prestação de contas do ano anterior, aprovação da previsão orçamentária e a eleição do síndico. Já a AGE pode ser convocada quantas vezes forem necessárias para deliberar sobre alguma necessidade do condomínio.

 

Para uma boa condução e maior participação dos moradores nas assembleias alguns pontos são relevantes, dentre eles, uma pauta objetiva. “Elas devem ser claras e específicas. O síndico deve comunicar os condôminos sobre a proximidade da data da Assembleia e as observações no edital da convocação com antecedência, via e-mail ou por comunicados nos quadros de avisos”, aconselha Jordão.

 

Iniciar sempre no horário, manter os materiais organizados (se possível, utilizar projetores) e evitar fugir dos temas em questão também são fatores que facilitam a produtividade da reunião. “Todos os que moram em condomínio devem atentar para o fato de que a sua participação representa a preservação do bem-estar e do seu patrimônio”, conclui o diretor.

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.