CUIDADOS COM A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS

1 de março de 2017

Business hand writing Job Rotation for recruitment and workforce

Um dos principais sinais de que uma empresa não vai bem é a alta rotatividade de funcionários. Não poderia ser diferente com os condomínios. Foi-se o tempo em que uma pessoa trabalhava em um mesmo local durante quase toda sua vida. Ainda que a situação econômica brasileira não esteja favorável aos riscos de sair de um emprego garantido,  a gestão de pessoas e o clima de trabalho passaram a pesar nos momentos de decisão que os funcionários têm ao refletir sobre seus objetivos profissionais. E um bom síndico precisa ficar atento a isso.

A troca de pessoas nas equipes de condomínios prejudica o bom funcionamento da rotina e aumenta os gastos, pois os novos funcionários precisam de treinamento para que a manutenção e a segurança não sejam comprometidas.

Mas como manter o time interessado em “vestir a camisa” do condomínio? É preciso criar motivação e isso consegue-se quando a pessoa é tratada como peça fundamental das engrenagens que fazem um condomínio funcionar. Ou seja, o velho posicionamento “saiu, substitui” ficou no passado.

Uma ação que vai contribuir para valorizar a equipe (e, consequentemente, beneficiar o condomínio) é o treinamento. Hoje em dia já existem inúmeros cursos para capacitar zeladores, porteiros e faxineiros e  a área de Recursos Humanos da Graiche pode auxiliar nesses programas de treinamento.

Outra possibilidade de valorização de funcionários é a instituição de programas de premiação periódica. Pode-se premiar, por exemplo, o funcionário que cumprir suas metas antes do prazo.

No entanto, a atitude de facilitador e líder é a principal ferramenta para evitar a rotatividade. O síndico, como qualquer bom líder, deve exercer seu papel conduzindo as atividades pelo exemplo. Portanto, precisa ter conhecimento amplo sobre todas as áreas da administração condominial, e transmiti-las à equipe, sempre motivando, corrigindo com educação e educando para que cada membro se sinta realmente parte do time.