MELHORE SUA ROTINA PROFISSIONAL

9 de março de 2017

Clock.

O dia a dia de um síndico é carregado de solicitações e tarefas que precisam ser cumpridas para manter o bom funcionamento do condomínio. Por isso, ter uma rotina bem organizada é uma das para minimizar as preocupações e ter tempo para resolver problemas inesperados.

A primeira atitude que o administrador de condomínio deve ter é a de organização e planejamento. Na maioria dos casos, problemas acontecem porque o síndico não mantém ordem e frequência nos afazeres diários, semanais, mensais ou anuais.  Sim! É muita coisa para lembrar, mas possuir uma lista e agendar tarefas torna as responsabilidades muito mais fáceis e promove segurança para os moradores, principalmente quando o assunto é a manutenção. Sendo esta uma das áreas que precisam de mais cuidado, listamos alguns dos mais importantes itens que precisam ser verificados frequentemente:

Seguro predial: renovar uma vez por ano;

Instalações elétricas: verificar a cada dois anos;

Para-raios: fazer manutenção uma vez por ano;

Elevadores: solicitar laudo técnico anualmente;

Caixas d’água: limpar a cada seis meses;

Rede de gás: fazer manutenção a cada dois anos;

Dedetização: renovação a cada seis meses;

Impostos: estar em dia com os recolhimentos e as retenções dos impostos obrigatórios pela legislação municipal, estadual e federal.

Além desses cuidados, é importante incluir na rotina semanal a verificação do estado das fachadas. Trabalhar pensando na prevenção é uma estratégia que pede a análise frequente da estrutura predial. Vazamentos, rachaduras e desgastes podem causar acidentes e, nesses casos, a responsabilidade recai sobre o síndico.

O responsável pelos cuidados diários e semanais das piscinas deve utilizar uma tabela de acompanhamento com todas as ações necessárias e a periodicidade de cada atividade, como filtragem, controle de cloro, PH e alcalinidade, clarificação, decantação, entre outras.

Além das questões relacionadas à manutenção, é importante responder às solicitações administrativas que todo condomínio possui: pagamentos de funcionários e de fornecedores, cobranças de taxas condominiais, prestação de contas anual e agendamento de Assembleias.

Todas as informações detalhadas sobre esses assuntos, a agenda bem organizada e os dados de todos os condôminos e fornecedores devem estar no planejamento anual do síndico, que pode ser feito em uma planilha bem organizada. Dessa maneira, quando surgir algum problema ou solicitação fora da rotina, você terá tempo para encaixar a ação de solução sem atrapalhar as demais tarefas e, principalmente, sem gerar stress.