Aprenda a descartar medicamentos corretamente

17 de agosto de 2017

pill-1884777_960_720

 

O descarte incorreto de medicamentos contamina o meio ambiente

Todo mundo tem aquele remédio vencido ou alguns comprimidos de um tratamento passado esquecidos no armário e, de tempos em tempos, realizamos aquela limpeza na caixinha de remédios.  Mas qual o destino correto dessas substâncias? Se você costuma descartá-los no lixo comum ou no esgoto doméstico, preste muita atenção! Muitas pessoas não conhecem, mas o programa “Descarte Consciente” promove o recolhimento de medicamentos descartados na cidade de São Paulo, patrocinado por diversas farmácias.  O principal foco da campanha é conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo descarte incorreto de pílulas, frascos, comprimidos, seringas ou xaropes.

Os medicamentos possuem substâncias tóxicas ao meio ambiente ou que podem se tornar tóxicas após o processo de decomposição. Quando não descartamos remédios ou outro material nos postos de coleta, aumentamos as chances de contaminação da água e solo e colocamos peixes e outros organismos em risco, além de todo o ecossistema ao redor da região afetada, como pessoas e outros animais que bebem dessa água, consomem frutos do mar ou trabalhadores da área de limpeza, como garis e catadores.

Para te auxiliar no descarte correto de medicamentos, desenvolvemos um gráfico que mostra o descarte correto de cada tipo de material. Confira.

descarte_blog

Fonte: Roche

 

Separação na sua casa

O primeiro passo é verificar as datas de validade dos remédios em sua casa e separar os vencidos ou aqueles que você sabe que não serão utilizados tão cedo e estão próximos da data de vencimento.

Descarte correto

Após a separação, condicione os remédios, embalagem primária, bulas e caixas em sacolas separadas e leve-os a uma rede de farmácia ou supermercado que recolha medicamentos ou nas UBS da prefeitura. A farmacêutica Roche, em parceria com a empresa Ecycle, disponibiliza uma ferramenta que te ajuda a localizar o posto de descarte mais próximo de você, acesse a plataforma aqui (http://www.roche.com.br/home/farmaceutica/descartes-de-medicamentos.html).

 

O descarte consciente aqui na Graiche   Selo_final_principal

Recentemente, implantamos um sistema de descarte consciente aqui na Graiche – Administradora de Condomínios, Vendas e Locações de Imóveis. Nosso departamento de sustentabilidade recolhe mensalmente todos os medicamentos vencidos ou não utilizados pelos nossos colaboradores e encaminha para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de nossa sede. Você também pode fazer a sua parte, o que acha?

 

 

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.