APLICATIVOS DE ENTREGA: COMO TER SEGURANÇA NO CONDOMÍNIO?

9 ago 2019

3 min. de leitura

Aplicativos de delivery já são febre nas grandes metrópoles. A tecnologia proporcionou um giro maior da economia, colocando milhares de pessoas no mercado de trabalho e gerando maior comodidade para quem tem o hábito de fazer compras on-line.
A segurança, no entanto, não pode ser deixada de lado, pois é muito fácil acreditar que o aumento das facilidades advindas da tecnologia seja consequentemente atribuído à segurança do condomínio. Na verdade, os processos para manter a segurança, principalmente na portaria, devem ser ainda mais exigentes.
Aqui vão algumas dicas para aumentar a segurança do condomínio:

1ª. DICA: CONVENÇÃO

A primeira dica trata da convenção e regulamento interno do condomínio porque é com base nesses documentos que as regras de segurança deverão ser estabelecidas e, principalmente, cumpridas. Deve haver esforço na atualização da convenção e do Regulamento Interno, visando contemplar tecnologia atual.
Os procedimentos de segurança, uso dos espaços e relações com a portaria devem ser bem redigidos para não gerar dúvidas quanto às regras, tarefas e responsabilidades da equipe do condomínio.

2ª. DICA: ENTREGAS DE VOLUMES PEQUENOS

O porteiro pode ficar encarregado de receber pequenas encomendas para liberar a presença do entregador na portaria. Feito o recebimento, o condômino deve ser avisado para buscar a encomenda ou o encarregado pode entregá-la no apartamento, conforme Regulamento e procedimentos operacionais aprovados.
É claro que o porteiro deve receber um treinamento adequado e periódico para ter uma postura crítica quanto à situação. Às vezes é necessário que o condômino desça para receber a entrega, assinar algum protocolo etc. O importante é: o entregador/prestador de serviço jamais pode abandonar o posto/portaria/guarita para entregar encomendas.

3ª. DICA: MAPA

O condômino sempre deve acompanhar e estar atento ao percurso do entregador no mapa do aplicativo aplicativo de compras. Dessa forma, pode descer antes mesmo de ser chamado pela portaria para receber seu pedido. Isso melhora sensivelmente o trabalho da portaria e evita que entregadores falsos fiquem tempo suficiente para notar itens como fluxo da portaria, fragilidades, informações, etc…

4ª. DICA: CLAUSURA

clausura deve ser sempre usada e só deve ser aberta ao entregador no momento em que o condômino fazer a retirada do pedido. O entregador nunca deve esperar na clausura, independentemente da situação climática, como chuvas etc.

5ª. DICA: MULTA

Precisamos ser sinceros. A tarefa mais difícil em qualquer condomínio é criar cultura de seguir as regras e procedimentos do Regulamento Interno. A cultura de segurança, inclusive, é das mais difíceis, pois pode ser que condôminos acostumados e contaminados em hábitos pouco seguros tenham resistência em seguir recomendações mais duras contra ameaças à segurança.
A alternativa (apenas para uso em último caso, deixemos claro!) é aplicar multas aos condôminos que não cumprirem as normas do condomínio. Por isso é fundamental voltar à importância da primeira dica desse artigo: as regras claras sobre o funcionamento do condomínio são importantíssimas para a segurança de todos.

VOLTAR PARA NEWS