AS FUNÇÕES DO SÍNDICO EM CONDOMÍNIOS COM ADMINISTRADORA

29 de outubro de 2018

Após muita discussão e visando a melhoria da gestão condominial, seu condomínio resolveu finalmente seguir a tendência de excelência e contratar uma boa administradora. E agora? Como fica o papel do síndico?

Muitas pessoas acreditam que a administradora tomará a liderança na gestão e que o síndico perderá todas as suas responsabilidades. Não é bem assim! O síndico tem papel fundamental da gestão do condomínio e suas funções continuam as mesmas. Quais são elas?

Os deveres e responsabilidades do síndico, com ou sem administradora, estão descritos no Código Civil Brasileiro e devem ser seguidos à risca. Veja abaixo:

I – convocar a assembleia dos condôminos;

II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à

defesa dos interesses comuns;

III – dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;

IX – realizar o seguro da edificação.

 

Outras atribuições do síndico podem surgir por imposição da Convenção Condominial, que terão matérias específicas para aquele tipo de empreendimento.

 

A contratação de uma administradora tem se mostrado muito importante na profissionalização da administração condominial, e é uma tendência que traz segurança e comodidade a todos os condôminos.

 

Portanto, o síndico continua com um papel importante para o bom funcionamento do condomínio. Sua liderança é essencial para que a rotina flua sem problemas; melhor ainda quando o síndico utiliza todas as vantagens da administradora a seu favor para melhorar seu dia a dia e conseguir a excelência tão sonhada nos condomínios.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.