COMO É CALCULADO O PREÇO DO ALUGUEL?

31 de outubro de 2018

Essa é uma das perguntas mais frequentes das pessoas que buscam um imóvel para alugar, e também por proprietários que desejam fazer seu patrimônio render. Vamos entender como isso funciona.

Há duas situações para serem levadas em consideração quando se precifica um imóvel: ele estar ocupado ou não.

Quando o imóvel está ocupado o cálculo do novo preço do aluguel é regido pelas regras especificadas no contrato. O reajuste só pode ser feito anualmente, no aniversário do contrato, e o valor tem, em geral, alterações segundo os índices contratuais firmados entre as partes. Somente quando ocorre o término do contrato o proprietário pode pedir um valor diferente do contratado anteriormente. É neste caso que cabe uma negociação do valor entre proprietário e inquilino.

quando o imóvel está vago, a precificação é feita segundo a lei de oferta e procura. Existem dois principais métodos para avaliar o preço nessa situação:

1º Método da Renda
No método de avaliação pela renda aplica-se um percentual sobre o valor do imóvel para chegar ao valor do aluguel. Atualmente, devido a uma certa crise do mercado imobiliário, há muito mais oferta do que procura. Por isso esse percentual tem variado em torno de 0,4 a 0,6 % (esse valor já chegou a 1 % em épocas em que existia mais procura do que imóveis vagos). Trata-se de um método muito utilizado por proprietários que adquirem imóveis novos como forma de investimento.

2º Método Comparativo
O método de comparação leva em consideração o preço de imóveis similares, principalmente os localizados na mesma região. Para que esse método funcione bem, o proprietário faz-se valer da ajuda de duas peças muito importantes do mercado imobiliário: os corretores e os zeladores.

Os corretores terão informações precisas sobre dados mercadológicos e poderão fazer comparações mais eficientes entre imóveis que vêm sofrendo transações, ou seja, que estão úteis e sendo alvo de interesse. Os zeladores terão informações importantes sobre a situação do imóvel, inclusive sobre últimos valores pagos no aluguel anterior.

 

O mais importante

É fundamental contar com uma equipe de profissionais qualificados para avaliar seu imóvel. Ter a ajuda de especialistas no mercado imobiliário garantirá menor tempo de vacância do seu patrimônio e, consequentemente, maior retorno do seu investimento.

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.