COMO OBTER EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM CONDOMÍNIOS

29 de novembro de 2018

Você sabia que lâmpadas incandescentes transforam apenas 8% da energia consumida em luz? Já as lâmpadas fluorescentes aumentam essa taxa par 32%. Já as lâmpadas LED chegam a gerar 90% de economia. Dados importantes que reforçam a importância da troca de lâmpadas no condomínio. A essa altura, é certo que você já realizou essa mudança, não?

No entanto, a mudança de lâmpadas não é a única forma de gerar economia para o condomínio. Se você ainda pensa isso, está perdendo oportunidades de reduzir gastos condominiais. Por isso apresentamos algumas dicas para otimizar a eficiência energética no seu condomínio.

REVISÃO DE FIAÇÕES ELÉTRICAS

É preciso dar atenção ao que não está aparente. Fiações antigas são umas das principais fontes de desperdício energético. A fuga de energia, além de causar choques e aquecimento de paredes, aumenta consideravelmente os custos comuns do condomínio e os das unidades. Faça revisões periódicas com projetos de instalações prediais elétricas realizadas por especialistas.

MODERNIZAR E OTIMIZAR USO DE ELEVADORES

O uso de elevadores precisa ser inteligente. O uso de inversores de frequência para reduzir consumo de energia e garantir partidas e paradas mais suaves. Modelos antigos de elevadores consomem mais energia por terem sistemas de tração baseados em corrente contínua; trocar os elevadores para modelos novos com sistemas de tração por motores de indução trifásicos com acionamento eletrônico garante economia e retorno do investimento a médio prazo.

CLIMATIZAÇÃO INTELIGENTE

Não basta instalar aparelhos de ar condicionado. É preciso que a instalação seja feita com estratégia para garantir otimização do uso do sistema e evitar desperdícios de energia e consumo de peças. O dimensionamento adequado, segundo a ANVISA, deve deixar a temperatura entre 23 °C e 26 °C no verão e 20 °C e 22 °C no inverto. Isso permite reduzir a diferença entre temperaturas de ambientes internos e externos, reduzindo o consumo.

Dicas como essas são fundamentais para reduzir as contas e evitar reajustes nas taxas condominiais. Além disso, são atitudes sustentáveis que colaboram para preservar nossos recursos naturais.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.