COMO ORGANIZAR INVESTIMENTOS EM OBRAS

20 de agosto de 2018

Embora o assunto obras seja causa de muitas dores de cabeça para síndicos e condôminos, não há como evitar sua existência. Da manutenção à construção de benfeitorias nas áreas comuns, as obras em condomínios sempre serão importantes para a valorização do imóvel.

No entanto, para que aconteçam com eficiência, o planejamento do investimento deve ser feito com muito cuidado e, sempre, com os pés na realidade condominial.

A primeira coisa a deixar clara é a regra de aprovação da obra. Independentemente do valor a ser gasto, qualquer obra deve ser aprovada em assembleia. Para isso é preciso saber qual o tipo de obra será executado para considerar as prioridades a serem acionadas:

  • Obras necessárias: São aquelas que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore;
  • Obras úteis: São aquelas que têm por fim aumentar ou melhoram o uso de determinadas estruturas;
  • Obras voluptuárias: São aquelas de mero deleite ou recreio.

Uma dica para organizar investimentos é fazer um fundo de obras. Diferente do fundo de reserva (previsto da convenção do condomínio), o fundo de obras pode ser criado em assembleia e tem a finalidade de acumular caixa destinado única e exclusivamente para esse fim.

EVITE IMPREVISTOS

Ao vislumbrar a possibilidade da realização de uma obra no condomínio, considere esses três itens de máxima importância para direcionar os investimentos com assertividade e evitar gastos desnecessários:

  • Identifique os problemas. Consulte as necessidades do condomínio e as vontades dos condôminos. Discuta as situações problemáticas do condomínio em assembleia, sempre munido de um laudo técnico para direcionar as decisões;
  • Faça cotações e considere no mínimo três orçamentos para discutir as opções em assembleia. Leve em conta itens como valores, qualidade do serviço, condições de pagamento, garantias e tempo de execução.
  • Deixe uma folga no seu orçamento para eventuais ocorrências, como gastos extras de materiais e atrasos que demandem custos.

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.