COMO REDUZIR A POLUIÇÃO INDOOR NO CONDOMÍNIO

25 de março de 2019

Graiche

A chamada poluição indoor, aquela que ocorre em ambientes internos, pode ser de 5 a 10 vezes pior do que em ambientes externos

Você considera uma grande metrópole como São Paulo poluída? Sente-se mais confortável ao entrar no ambiente climatizado do seu condomínio ou do seu trabalho?

Claro! Já sabemos sua resposta. Provavelmente você já deve ter dito frases como O inventor do ar condicionado é um herói! Um santo!

Embora a satisfação de estar suprido pelo ar condicionado produza sensação de conforto e um certo  distanciamento da poluição que “existe lá fora”, a chamada poluição indoor, aquela que ocorre em ambientes internos, pode ser de 5 a 10 vezes pior do que em ambientes externos.

Não se alarme! Isso não é um padrão recorrente em todos os condomínios de cidades com alto índice de poluição atmosférica.

O número representa casos de negligências quanto ao cuidado e à manutenção dos aparelhos. Por isso é preciso fazer uma avaliação crítica dos sistemas de ar condicionado do seu condomínio.

Mais do que um cuidado essencial, a análise, a avaliação e a melhoria da performance desses sistemas tornaram-se obrigações legais em janeiro de 2018, com o sancionamento da Lei 13.589, que dispões sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes.

 

Como era antes da lei

A limpeza de filtros era feita manualmente e a periodicidade da manutenção de equipamentos não estava regulamentada. Se esse ainda é o caso do seu condomínio, vai precisar se atualizar.

 

Como é agora

Fica obrigatória a execução de um plano de manutenção, operação e controle (PMCO) de sistemas e aparelhos de ar condicionado. Como escrito no parágrafo único da lei:

Os padrões, valores, parâmetros, normas e procedimentos necessários à garantia da boa qualidade do ar interior, inclusive de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza, são os regulamentados pela Resolução nº 9, de 16 de janeiro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, e posteriores alterações, assim como as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Vantagens

Para reduzir os índices de poluição indoor, recomenda-se seguir as orientações da Resolução nº 9 da AVISA, mas saiba que é fundamental a participação de profissionais qualificados para a execução dos serviços.

Com a aplicação do PMOC, o condomínio obtém vantagens além do conforto:

  • Até 60% de redução do consumo de energia elétrica;
  • Melhora da produtividade em condomínios empresariais;
  • Melhora da ambientação de áreas comuns, como piscinas, sala de jogos, de jantar, de festas etc.;
  • Prevenção de doenças com redução de fungos e bactérias nos ambientes.

 

Para ajudar

Há algumas maneiras de melhorar o ambiente além da utilização de ar condicionado. Uma delas é a utilização de equipamentos purificadores de ar.

Eles tiram maus odores, como os de mofo, tinta e cigarro. São aparelhos ideais para residências com animais, crianças com problemas respiratórios e alérgicos.

 

Segurança

Ter sistemas de ar condicionado no condomínio demandam obrigatoriedade de vistoria dos bombeiros e alvará da prefeitura.

Mesmo se o sistema de ar não for central, é fundamental que o condomínio tenha uma rede elétrica preparada para aguentar a carga exigida pelos aparelhos utilizados em cada unidade.

Sempre mantenha o AVCB, o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros, atualizado.

Já que chegamos a ficar, em média, 90% do nosso tempo em ambientes fechados, é bom mesmo valorizarmos a memória de Willis Carrier e fazer da sua invenção, o ar condicionado, uma ferramenta para trazer apenas benefícios para os condôminos.

Procure adequar seu condomínio à lei e, se precisar, pode contar com a Graiche para ajudar nesse processo.

 

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.