ERROS COMUNS DE CONDÔMINOS NAS GARAGENS

12 de novembro de 2018

Você chega em casa depois de um belo dia de trabalho. Entra no prédio, aguarda sorridente na clausura para entrar com seu carro, o segundo portão se abre e o que você encontra? Trânsito na garagem e dificuldade para achar sua vaga. Se você passa por isso, saiba que não está sozinho. Problemas para estacionar em seu próprio condomínio são mais comuns do que você imagina.

Em geral esses tipos de situação acontecem por erros simples que, se solucionados com estímulo à geração de uma cultura mais cidadã, podem reduzir enormemente a incidência de reclamações e conflitos condominiais.

Hoje você vai conhecer os principais erros dos condôminos nas garagens e como evitá-los.

 

PARAR VEÍCULO FORA DA VAGA

Há dois casos: parar o carro fora da sua vaga e parar na vaga alheia. Seja qual for, impactam negativamente na mobilidade. É importante que o síndico converse com o infrator. Primeiro de maneira amigável e conscientizadora. Caso o erro persista será necessária a aplicação de advertências e consequentes multas previstas na Convenção Condominial.

 

USAR A VAGA COMO DEPÓSITO

Essa prática, na grande maioria dos condomínios, é vetada. Ela gera falta de higiene, proliferação de pragas e riscos de acidentes causados por objetos perigosos. Além disso, caracteriza um desvirtuamento do espaço comum. A primeira coisa a fazer é imediatamente aplicar advertências e multas previstas. A alternativa para viabilizar melhor uso do espaço é instalar home boxes, espaços para guardar objetos fora das unidades.

 

BICICLETAS NA VAGA DE CARROS

Mesmo se a garagem for monitorada 24 horas por dia, o risco de perder bicicletas pode ser grande em um ambiente coletivo. Por isso a melhor maneira de evitar esse problema é instalar bicicletários em algum espaço da garagem.

 

 

ALTA VELOCIDADE

A pista do estacionamento não é para correr. O limite que geralmente vigora é de no máximo 20 km por hora, a depender de cada condomínio. Passar desse limite já configura alta velocidade e, embora não exista legislação para multas em espaços privados, como o caso do condomínio, é recomendável que o tema esteja contemplado no regulamento interno para aplicação de penalidades. Uma sugestão para aumentar a segurança é instalar lombadas físicas em pontos estratégicos da garagem, como em ruas mais longas.

 

DESRESPEITO AO PEDESTRE

Garagem também é local de pedestres e estes devem ser respeitados da mesma maneira como se estivessem em uma via pública. Dar passagem, ajudar a atravessar e iluminar a via acendendo faróis à noite são atitudes conscientes. É recomendável instalar câmeras de monitoramento e faixas de pedestres em locais onde exista maior fluxo de pessoas.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.