INDIVIDUALIZAÇÃO DA CONTA DE ÁGUA. TIRE SUAS DÚVIDAS.

24 de novembro de 2017

Você sabia que a partir de 2021 os condomínios precisarão ter suas contas de água individualizadas por unidade? É o que dita a Lei Federal número 13.312. A partir de então a medição do consumo dos edifícios não será cobrada como um único montante, fato que muitas vezes onera o próprio condomínio por conta da inadimplência da taxa condominial.

Ainda há muitas dúvidas sobre esse tema e este artigo vai solucionar algumas delas.

Condomínios antigos

Segundo a lei, condomínios antigos não estão enquadrados na nova norma, mas moradores e síndicos podem se articular para aplicarem a mudança. Trata-se de uma vantagem, pois cada condômino será responsável pelo pagamento do valor referente ao consumo em sua unidade.

Os sistemas de individualização

Há três tipos:

  1. Radiofrequência. As informações registradas nos hidrômetros individuais são transmitidas sem fio a uma central. Esse sistema elimina a atuação do leiturista e é uma tecnologia muito segura.
  2. Digital. O hidrômetro fica instalado na entrada do apartamento, o que pode gerar necessidade de certas modificações estruturais. Os dados também são coletados automaticamente, sem a necessidade de leituristas.
  3. Leitura Pulsada. Um sistema eletrônico emite um pulso elétrico a cada saída de um litro de água.

Os custos

Os custos da individualização de água em condomínio variam bastante. Dependem principalmente da avaliação da estrutura do edifício. Se a edificação já possuir uma estrutura prévia para a instalação, os custos são bastante reduzidos. No entanto, caso haja necessidade de alterações e adaptações na estrutura física do prédio, o valor pode subir. Independentemente disso, é importante pensar no longo prazo e na economia que será gerada nos custos condominiais.

A mudança na prática

Todos os condôminos devem entrar em um consenso, pois a individualização deve ser realizada em todas as unidades.  É importantíssimo que um técnico gabaritado avalie as instalações hidráulicas para que a mudança seja executada.

solucao-premiada

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.