MORAR SOZINHO NA TERCEIRA IDADE

12 de abril de 2019

O número de pessoas idosas que moram sozinhas triplicou nos últimos anos no Brasil. Já são mais de 3,7 milhões de cidadãos que optaram por não ter companhia em casa. Garantia de liberdade e independência ou necessidade de privacidade, os motivos não importam para que as pessoas na terceira idade queiram manter esse estilo de vida.

O fato é que é preciso atentar-se para as peculiaridades da vida e encarar os possíveis desafios dessa escolha, um direito civil que deve ser respeitado.

Em uma sociedade em que a expectativa de vida do brasileiro é de 74,6 anos para mais, cabe o fornecimento de subsídios para que o idoso tenha real consciência da sua escolha em morar sozinho, sempre considerando sua saúde, liberdade conforto e autonomia.

O condomínio, portanto, deve estar preparado para atender todas as necessidades dos moradores nessa faixa de idade. Aqui vão algumas dicas para deixar o ambiente comum adequado:

  • Todos os espaços comuns devem oferecer mobilidade e segurança. Isso inclui rotas acessíveis, instalação de corrimãos arredondados nos dois lados da escada, boa iluminação e sinalização, itens de fácil utilização, piso antiderrapante etc.;
  • Treinamento da equipe do condomínio. Do porteiro ao síndico, todos devem ser capazes de atender pessoas mais velhas com total respeito, dignidade e atenção superlativa para suas necessidades.

 

Não são apenas as áreas comuns que precisam ter estrutura para esse fim. A própria casa do morador deve ser preparada:

Entrada – sempre deixar um bom capacho emborrachado fixo no chão; deixar o hall de entrada muito bem iluminado; ter um olho mágico sempre higienizado e instalado a uma altura de 1,20 m;

Iluminação – fácil acesso a janelas para garantir iluminação natural; interruptores de fácil manuseio e sinalizados;

Banheiro – a porta deve ter largura de no mínimo 80 cm; o piso deve ser antiderrapante; o box do banheiro pode ter barras de apoio e cadeira; as torneiras de monocomando em formato de alavanca são melhores para ajuste de temperatura de água;

Cozinha – armários e prateleiras com objetos de uso frequentes devem ficar a uma altura de 80 cm partindo do chão; geladeira e fogão devem ficar próximos à pia, bem iluminada;

Sala e dormitório – vale ter uma poltrona com apoio para cabeça e braços; ter aparador para objetos; a cama deve ter altura adequada a capacidade de sentar-se confortavelmente, sem esforço; o caminho do quarto para o banheiro deve se sempre iluminado, se possível, com interruptores automáticos, por sensores de presença.

 

A vida em condomínio é uma vantagem para pessoas idosas que moram sozinha. Diferentemente da moradia em casas, viver em um apartamento permite aproximação mais frequente com vizinhos.

Essa forma de estabelecimento de contato facilita atividades que estimulem a memória e o dinamismo do corpo, consequentemente estreitando laços, proporcionando vigor e segurança. Vale a pena deixar com os vizinhos mais próximos os números de telefone de contato de familiares e amigos próximos. O síndico e o zelador devem ter, obrigatoriamente, essas informações.

 

TECNOLOGIA PARA MAIOR AUTONOMIA

O uso da inovação tecnológica é um recurso que viabiliza facilidades, segurança e aumento da autonomia quando o cidadão em idade avançada assume o empoderamento tecnológico. Além das vantagens que smartphones, com seus inúmeros aplicativos especialmente direcionados para facilitar a comunicação e o estímulo mental, é possível faze uso de sistemas de teleassistência.

Um aparelho é instalado na residência e, com um toque em um botão em formato de relógio, o morador recebe um atendimento imediato. Serviços desse tipo ficam no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana e incluem vantagens adicionais ao serviço de emergência, como detectores de fumaça, lembretes de remédio, orientação médica, atendimento domiciliar e outros.

Hoje já não há muitos motivos para deixar de morar sozinho. E a Graiche está sempre pronta para ajudar o condomínio a oferecer os melhores serviços aos seus moradores, sejam eles quem forem.

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.