O QUE FAZER QUANDO HÁ VAZAMENTO NO APARTAMENTO

26 de julho de 2018

Uma das maiores fontes de irritações e conflitos nos condomínios é o problema de vazamentos. Eles causam infiltrações e, muitas vezes, prejudicam vizinhos sem que o condômino responsável saiba o que está acontecendo.

Primeiramente é preciso saber como funciona a estrutura de encanamentos de um edifício. A rede é composta por duas estruturas, a vertical e a horizontal. A rede vertical, como prumadas ou coluna central, é considerada área comum do condomínio, sendo de uso geral dos condôminos. Desse modo, existindo vazamentos originários comprovadamente da rede comum, a responsabilidade pelo conserto é do Condomínio. Já na rede horizontal, composta geralmente por ramais que ligam a coluna à unidade, reparos, consertos e indenizações são de responsabilidade dos proprietários da respectiva unidade que fazem uso individual da tubulação, desde que, igualmente, comprovada a origem do vazamento.

É de extrema importância que a manutenção das redes seja feita periodicamente. É a principal forma de preservar as estruturas e se prevenir contra vazamentos.

Se o vazamento ocorre em sua unidade

  1. Busque uma análise técnica para saber de onde vem o problema;
  2. Comunique seus vizinhos, principalmente os do andar abaixo, para que tenham tranquilidade e saibam que você tomará as devidas providências;
  3. Comunique síndicos e zeladores sobre a situação.

Se o vazamento ocorre na unidade do seu vizinho

  1. Primeiramente, certifique-se de que o vazamento não acontece em sua unidade;
  2. Comprovado que ocorre na unidade vizinha, comunique o condômino responsável de forma verbal;
  3. Caso fique comprovado que o vazamento é proveniente da unidade do seu vizinho e este se recuse a tomar providências, orienta-se a procurar a ajuda de um advogado para verificar a melhor solução para o caso. Lembrando que será necessária a avaliação realizada por um perito para constatar a responsabilidade sobre o vazamento.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo: (11) 3145-1322

Mogi: (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.